Evolución

sexta-feira, 24 de junho de 2011

No yahoo perguntas & respostas...

Pergunta

É possível perder 1 kg ou 1,5 kg em 5 dias, nessas condições?
Fazendo no mínimo 30 minutos de esteira, variando a velocidade ( corrida e caminhada ) e com esta dieta:
5h: um iogurte pequeno, de 56 kcal e/ ou um cream cracker E água com limão
9h/10h; uma barrinha de cereal de 86 kcal
12h: almoçando > salada(alface, tomate e cenoura), um pedaço de carne, uma colher de arroz + suco de maracujá/caju/acerola
16h: uma maçã/banana
20h: um sanduíche de pão integral com frango desfiado e alface
23h : um copo de suco de maracuja/caju/acerola

OBS: tenho 13 anos, 1,54m, sou menina e peso 57,5 (início de sobrepeso, segundo minha nutricionista)

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/answer?qid=20110623214150AAK29W4


Resposta


Olá
Meu nome é Ligia. Certa vez fui em um endocrinologista pra começar um tratamento quanto a minha obesidade; não confiei muito apenas porque como ele sendo obeso, estava me aconselhando sobre emagrecimento (?!)

Já li bastante sobre nutrição, apesar d não ser especialista.
Por estar novamente na perspectiva de emagrecer, vou falar minha opinião pessoal sobre este cardápio.

Vc disse que sua nutricionista falou que vc está com início de sobrepeso, mas este cardápio, foi aconselhado por ela, ou por um profissional da área?

Vamos agora a minha opinião.
Vc tem 13 anos, uma idade que tens uma necessidade de um cardápio mais rico e variado, pois estás em fase de crescimento. E comer bem não engorda. O que engorda é salgadinho, lanchinho, etc.

Precisamos é comer bem, ou seja, com reeducação alimentar.

Sim, provável que emagreças nestas condições, mas compromete a sua saúde, e depois corre o risco de engordar tudo de novo, pois não está se educando quanto a alimentação correta, apenas fazendo dietas rápidas. Emagrecer requer paciência.

Manter um peso estável requer disciplina. Como a de fazer atividade física de 3 a 4 vezes por semana para manter o peso estável, não apenas como medida de urgência. Uma caminhada, em que deverá ir aumentando gradativamente a velocidade, para não haver problemas musculares, lesões, etc. Podes começar fazendo 15 minutos e ir aumentando o tempo, com o passar dos dias.

Quanto ao cardápio, vamos lá: O café da manhã é a refeição mais importante, em que deves lembrar o ditado: um café da manhã como rainha, almoço de princesa, e jantar de "mendigo" rs.

Como vais manter bem suas atividades com apenas um iogurte ou um cream cracker?

Que tal uma vitamina com leite desnatado, com uma ou duas frutas, como maçã e mamão? Pode ser também maçã, banana e mamão...
Um carboidrato, como uma fatia de pão integral com queijo branco ou requeijão cremoso light (uma colher sobremesa),
ou 2 (mesmo 3) cream cracker integral.

Se ao invés de tomar uma vitamina, vc prefiri tomar uma xícara de café com leite desnatado (prefira pouco açúcar, uma opção mais saudável é o mascavo, ou adoçante), tome tb o iorgute pequeno.

Um lanche pode ser uma fruta, não use todo dia uma barra de cereal. Coma uma maçã, uma pêra, etc. Eu não estou usando banana todo dia porque tem muito carboidrato; uso-a no máximo 3 vezes por semana, com aveia em flocos.

No almoço, uma salada, mas prefira a cenoura ralada, crua = que é mais nutritivo, ou a cozinhe no vapor. O ideal é um bife, não apenas um pedaço de carne.
Prefiro usar carne só duas vezes por semana, no mais frango e peixe. Frango, e carne, pode ser grelhada; se usar óleo, coloque pouco.
Então o peixe que venho comendo é cozinhado.
*Um óleo com menos calorias é o de canola.
Acrescentaria 3 colheres de arroz integral e 2 de feijão (colheres de sopa, podem ser rasas).

Água estou tomando apenas 1 hora e meia, duas horas depois das refeições. Como sinto falta do líquido, uso uma tangerina, que serve também como sobremesa.

Três horas depois do almoço, faça um lanche (de três em três horas se alimente, com menor quantidade e maior qualidade)!

No jantar, invés de sanduíche prefira uma sopa (mais nutritiva), com uma torrada integral (que tem por volta de 40 calorias a fatia). Prefira alimentos integrais.

Observações:

Obs.1: A água com limão, a que vc se refere, é chamada 'a cura do limão'. E se tomar, deve passar uns 10 dias sem fazer uso do mesmo. Limão, chá, deve ter intervalos, como um "descanso" para o organismo.

Obs.2: Não tenha pressa em emagrecer. Se alimente com menores quantidades, e maior qualidade; assim terá saúde, e conseguirá manter o peso se continuar com uma alimentação equilibrada, e isto é pra toda a vida!

Obs.3: Não espere chegar aos 90 quilos como estou, pra tomar a decisão de mudar. Mas acredite, eu já emagreci, estou gordinha, e lhe garanto que não há meio termo, mas uma reeducação alimentar, que deverás manter pela sua vida a fora. Ou então, dietas assim restritivas, que emagrece hoje, e depois se engorda de novo = conhecido como efeito 'sanfona'.

Obs.4: Está sendo, para mim, de grande valia trocar estas experiencias aqui na rede. Para isto criei um blog http://meuemagrecimento-ligia.blogspot.com/ É uma forma de manter o foco e trocar informações. Mas filtre cada informação; um cardápio de uma pessoa pode não servir pra vc, mas no geral, devemos cortar as "bobagens" do dia a dia, como refri, salgados, etc.

Aprenda a fazer suas refeições, escolher alimentos integrais, versões light. Pode parecer que pesa no bolso, mas não. Pesava mais no meu bolso os lanches, etc. Lembre das frutas, verduras variadas. E vá com calma.

Não creio que sua nutricionista lhe aconselhou este cardápio acima, tão pobre de nutrientes para tua idade.

Melhor perder peso devagar, e aprender como se alimentar coerentemente, pra manter seu peso estável. E pra isso, não adianta apenas dieta. Tente aprender com reeducação alimentar.

Espero que possamos trocar mais experiências. Meu blog já citei, então boa sorte. Mas se ame acima de tudo, e tenha paciência com seu emagrecimento. Um abraço, e procura seguir o cardápio da sua nutricionista. Aqui apenas dei uma visão geral do que seria uma alimentação equilibrada.*

*Ligia - que está apredendo como se alimentar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário